Marcadores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Once - Glen Hansard e Markéta Irglová


Uma ideia legal, uma cidade linda, umas musicas incríveis e um casal romântico. Parecem os ingredientes perfeitos para um filme lindo, ne? Pois é, e foi. Eu já sabia da existência desse filme, mas até então só tinha tido acesso à trilha, que é maravilhosa.

Bom, o nome do filme é Once, e longe de ser um critico cinematográfico, falarei um pouquinho do que eu li sobre ele (coisa que vai além do Wikipédia) e mostrarei algumas impressões, isso de uma forma totalmente subjetiva.

Pra começar, o filme se passa em um lugar lindo que sonho em conhecer: Dublin, na Irlanda. E é numa das ruas centrais dessa cidade que Glen Hansard - vocalista da Banda The Frames- faz o papel de um músico que canta composições autorais em trocar de alguns trocados. E em uma dessas manhãs ele encontra uma meio desajeitada imigrante Tcheca, Markéta Irglová, que ficou encantada com a música dele.

Além da veia artística dos dois, ambos sofrem de amor. Ela tem uma filha e foi abandonada pelo marido, enquanto ele, ainda sofre de amor por uma inglesa, que o trocou. Essas paixões e desilusões são as inspirações das músicas de cada um deles.


Na primeira conversa ele conta pra ela que além das músicas, ele conserta aspiradores de pó. Sim, isso mesmo. Ela lembra que tem um quebrado e pede pra ele consertar. No outro dia conforme tinham combinado, ela aparece com seu aspirador de pó.

A partir desse momento começa uma sequencia de imagens lindas. Começa com uma cena dela com andando com o aspirador de pó até os dois cantando Falling Slowly, que é minha música predileta, em uma loja de instrumentos.

Resumindo... O filme tem uma história linda e merece ser assistido.

É uma produção e baixo orçamento, apenas 130 mil euros, dirigido por John Carney, e segundo o amigo Wiki, é um drama naturalista, que eu não faço a menor ideia do que seja. O filme já ganhou alguns prêmios, em 2008, foi indicado ao Oscar e ganhou o Grammy com a música Falling Slowly.

É um filme com características bem fortes da estética de imagens dos filmes europeus e com exceção de uma música, toda a trilha é de Glen e Markéta.


Um comentário:

  1. PUXA!!! Assisti esse filme neste último domingo, depois de uma longa procura por tempo em parar para apreciá-lo. Logo no primeiro momento em que os dois cantam juntos, me derramei em lágrimas, de tão linda que é a cena. Acredito que o que dá o tom no filme é a reunião de simplicidade e talento!!

    ResponderExcluir